quinta-feira, 18 de março de 2010

TURMA DA DIDÁTICA

Ontem achei o nosso encontro bem legal. A turma construiu um blog da disciplina, lá no laboratório da Matemática. Ainda vou acessar os blogs para avaliar, mas foram bem participativos e solidários uns com os outros. Depois fomos para a sala 416 para uma segunda atividade: os mapas conceituais de cada um sobre "O que é a Física". Cada um transcreveu a sua primeira versão do mapa em transparências e apresentou para o grupo.
A avaliação sobre esta atividade foi muito boa. Pelo que observei todos prestaram atenção ao que cada um apresentava e puderam avaliar as diferenças e semelhanças dos próprios entendimentos. Fiz algumas considerações sobre o cuidado com a ortografia, a necessidade de observarem que a Física pode ser entendida com 3 desdobramentos: a pesquisa, o ensino e a aplicação. Iniciei a chamar a atenção sobre o posicionamento corporal nas apresentações, a distribuição do mapa em forma vertical para caber no campo dos projetores, a sequência e hierirquização dos conceitos em alinhamentos correspondentes aos seus níveis.
Todos ouviram atentos e pareceram compreender mais sobre a importância do mapeamento conceitual nas exposições didáticas. Espero que no decorrer dos seminários apresentados por eles isto fique cada vez mais claro.
São bons alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário