sábado, 10 de abril de 2010

PARA TODOS

Sexta-feira ocorreu uma discussão bem interessante com a turma do Estágio 2. Thiago fazia a apresentação do início dos PCN+ Ensino Médio, quando o pessoal reconheceu que o curso de Física oferece uma série de conhecimentos isolados em suas disciplinas e que sendo assim, ao final do curso, se sentem temerosos se vão conseguir dar conta de tudo, como professores. Acham que os PCN deveriam ser apresentados desde o início do curso.
Concordo que a licenciatura deveria ser mais focada nas disciplinas pedagógicas desde o primeiro ano, pelo menos a partir do segundo, quando vocês já deveriam optar pela licenciatura.
Embora eu reconheça que o volume de informação quase na hora da saída seja grande, coisa que estou me empenhando, junto à coordenação, em poder opinar para uma mudança, ressalto, como disse ontem, que vocês precisam acreditar na capacidade de elaborar o próprio conhecimento a respeito do que venha ser professor e quais competências e habilidades devam desenvolver.
É importante observarem que a universidade não tem este poder de dizer a vocês exatamente como devem ser ou fazer o ensino de física, no caso. Vocês é que farão as conexões. É um processo cognitivo individual, mesmo com a interferência do coletivo. Dizer a vocês como deve ser tem seus limites, porque bastariam modelos se fosse o caso. Existe uma gama de habilidades que dependerão de feeling e esta sintonia fina deve ser o propósito da formação permanente, não apenas na inicial.
Quando falamos que a escola às vezes é um pavor e às vezes ocorrem coisas legais é porque ela, como toda a vida social, é complexa. Devemos aprender a viver no mundo com toda a sua complexidade e imprevisibilidade. É claro que viver é difícil e exige muito empenho de nós. Muitas vezes, como disse ontem, vocês sentirão que valeu a pena e em outras vezes ficarão arrasados. Normal. Acho que o segredo é buscarmos uma competência, apesar dos pesares, para termos boas experiências, porque elas é que nos sustentarão nos momentos difíceis. As vivências positivas equilibram a vida. Quanto mais as produzirmos maior será nossa capacidade de lidar com as negativas.
Pensem nisto.
Estarei por aqui para apoiá-los até que tenham certeza que podem fazer isto, ok.

Nenhum comentário:

Postar um comentário