segunda-feira, 26 de abril de 2010

O que é uma Observação na Escola?

A Observação na Escola consiste em uma ou mais visitações com o objetivo de mapear o cotidiano da escola, desde o seu entorno, isto é, o bairro onde fica, os trajetos para chegar lá, se os moradores trabalham no bairro, se há outras escolas próximas, nível de segurança, praças de lazer e esportes, poluição, lanchonetes, ambulantes, trânsito, parada de ônibus.
Dissertando sobre o entorno, procurar saber sua organização escolar institucional, isto é, sua história, quantos alunos atende, quantos professores, qual é a média socio-econômica daqueles alunos, quantas turmas e séries atende, nível médio de escolaridade dos professores, quantos técnicos auxiliam, se oferece merenda/almoço, qual o tamanho do pátio para as atividades recreativas, quais projetos a escola desenvolve, qual seu projeto político pedagógico, o que pensa o coordenador pedagógico a esse respeito, como os alunos encaram a escola e o ensino, como se comportam dentro e fora das salas de aula, como tratam os professores, como o professor atua em sala de aula, o que acontece durante uma aula, qual o pensamento dos professores a respeito da escola hoje, quais os projetos dos professores e as possibilidades de realização deles. Os alunos têm projetos de vida? Quais?
Portanto, vejam que uma observação precisa dar conta destes itens e muitos outros que não me ocorrem, mas confio que vocês são perspicazes o bastante para lanças suas visões além do alcance. Observem. Voltem mais de uma vez a escola e aperfeiçoem os relatos a cada semana em que saírem a campo. O olhar observador precisa ser treinado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário