segunda-feira, 26 de abril de 2010

O que é um Plano de Aula?

Depois de aprovado o Planejamento de Ensino [ou Plano de Unidade Didática] passaremos à construção dos Planos de Aula. Um Plano de Aula é o planejamento de cada encontro com base no que se construiu no Plano de Unidade Didática. Será elaborado para cada encontro não importando quantas horas/aula lhe sejam destinadas.

Depois do cabeçalho dar o título centralizado Plano de Aula. A seguir indicar o CONTEÚDO a ser tratado naquele dia. Os OBJETIVOS ESPECÍFICOS coerentes com o Conteúdo. Passemos aos PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: será relatado exatamente o que pretende fazer naquele dia. Ter o cuidado de que uma aula sempre se inicia por uma Exposição Dialogada a respeito do que será tratado, seja a respeito do Conteúdo, seja a respeito das Atividades a serem propostas e o que você espera dos alunos, coerente com os objetivos propostos. Lembre que os objetivos são seus, onde você poderá proporcionar situações de aprendizagem para que o aluno aprenda. Os objetivos a priori não são dos alunos, mas eles poderão assumi-los se você demonstrar sua importância. Aqui reside uma habilidade didática inestimável, que se você ainda não tem vai adquirir com o tempo. A aprendizagem significativa acontece quando o aluno quer aprender.

O aluno precisa saber disto para estabelecer um bom nível de confiança e redução da ansiedade do encontro, que por menor que seja, está sempre presente. Neste espaço do Plano de Aula você precisa relatar como vai ensinar aquele conteúdo nesse dia e isto implica imaginar a situação levando em conta a aceitação de sua proposta, o seu preparo em termos de domínio do conhecimento, organização das atividades, formas de expressão (comunicação) e o tempo disponível.

Deve também relatar os RECURSOS utilizados no dia e indicar o que vai considerar na AVALIAÇÃO DOS ALUNOS para considerar o processo de ensino e aprendizagem daquele dia satisfatórios, apreciando a participação dos alunos nas atividades, a correção nas respostas dadas e o crescimento da autonomia dos alunos para a resolução dos problemas.
Não esqueça de dissertar sobre a AVALIAÇÃO DO ENCONTRO, dizendo exatamente o que aconteceu desde a rotina esperada até os fatos pitorescos, os probleminhas, as alegrias, enfim.
Por fim, relate a bibliografia utilizada no dia.

Você conseguirá. A cada plano ficará mais experiente.

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