segunda-feira, 26 de abril de 2010

O que é Planejamento de Ensino?

O Planejamento tem sido encarado como uma imposição burocrática para os licenciandos. Mas a origem dessa burocracia está na necessidade de transformarmos as nossas pretensões, e a nossa capacidade de organização do ensino, em palavras e em registro para a interlocução e auto-avaliação. Afinal, somos professores, lidamos com as palavras.
O sentido de tudo isto implica saber o que vamos ensinar, onde, quando, por quê, para que e como. Daí que se instituiu dizer que precisamos fazer um Histórico, uma Justificativa, indicar o Conteúdo a ser tratado no período planejado, elaborar os Objetivos Gerais e os Objetivos Específicos.

A partir daí descrever os Procedimentos Metodológicos, os Recursos, a Avaliação, um Cronograma e relatar a Bibliografia utilizada e consultada. Vocês podem ouvir o termo Plano de Unidade Didática. É o nome específico dado à intervalos de ensino, como é o caso de estágios.
O Planejamento precede a qualquer ação, seja ele bem ou mal feito. A sistematização dos planos tem auxiliado não apenas na sua aplicação bem sucedida, isto é, na possibilidade de avaliar sua eficiência e eficácia; o planejamento é um exercício para nossa capacidade de predição de eventos. Se não podemos prever tudo, pelo menos nos garante antever o que está a nosso alcance.
O planejamento também reduz a ansiedade na realização dos objetivos, além de otimizar o uso do tempo. Para compreender sua importância e complexidade requer a busca voluntária de uma visão sistêmica ampliada.
O que digo a seguir sobre cada item do planejamento de ensino, pode ser válido para outros planejamentos. Neste ponto serei o mais concisa possível, por isso peço que comentem sobre suas dúvidas e questionamentos. Não esqueçam de pensar uma temática para seu planejamento, que deve dar-lhe o título. Títulos são mais do que 50% dos anúncios pretendidos.
HISTÓRICO: aqui você estará fazendo uma introdução às suas pretensões de ensino, falando do contexto onde ele ocorrerá. Discorrerá sobre a escola e sua comunidade, seu projeto político pedagógico, falando de suas observações iniciais, seus contatos, a história do lugar, sua própria história de estudante e como chegou até aqui, as conversas com os envolvidos sobre o estágio, etc.
JUSTIFICATIVA: do planejamento em si, por que ele será feito dessa forma, levando em consideração o HISTÓRICO, os OBJETIVOS GERAIS, e os OBJETIVOS ESPECÍFICOS, os CONTEÚDOS, PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, RECURSOS, AVALIAÇÃO, CRONOGRAMA, BIBLIOGRAFIA. CONTEÚDOS: relatar os conteúdos indicados pela escola para o período de seu estágio.
OBJETIVOS GERAIS: utilizar os objetivos dos PCN+, adequados aos conteúdos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: elaborar no mínimo 3 objetivos mais específicos diretamente relacionados ao CONTEÚDO, aos PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, aos RECURSOS, a BIBLIOGRAFIA. Estes objetivos devem relatar o que você espera com o que pode fazer no período do estágio, que possa ser observado. Eles envolvem a participação do aluno na realização das atividades, à correção nas respostas do aluno, à autonomia para construção do próprio conhecimento do aluno.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: com base no Projeto Político Pedagógico da escola onde irão estagiar, relatará como e quando realizará as ‘exposições dialogadas’ sobre os conteúdos, como fará a aproximação com a turma para indicar que conteúdos ensinará, o que espera dos alunos, isto é, quais critérios serão considerados importantes para que o processo tenha êxito, se pretende trabalhar com laboratórios, saídas de campo, entrevistas, etc. Aqui está o ponto chave de suas intenções. Aqui você vai dizer como pretende ensinar.
RECURSOS: aqui relatará os recursos a serem utilizados, desde os materiais até os recursos humanos (claro que sabemos que alunos e professor são humanos, mas não entram aqui), como palestrantes presenciais, autoridades políticas, eclesiásticas, artísticas e científicas e outros alunos, professores e monitores.
AVALIAÇÃO DO ALUNO: aqui será relatado que conceito você tem a respeito de avaliação e por qual você tem se inclinado a praticar, como, por exemplo, a Avaliação Continuada ou Formativa; dizendo a fonte. A partir daí, como esta sua concepção se adequou aos CONTEÚDOS, OBJETIVOS GERAIS e ESPECÍFICOS e aos PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS.
AVALIAÇÃO DOS ENCONTROS: aqui você relatará como pretende pensar esta avaliação. Que critério será observado para saber a qualidade do encontro? Como saberá se seus objetivos foram atingidos naquele encontro? É uma forma de fazer a nossa auto-avaliação como professores. Pede-se que este item seja observado em todos os encontros, relatando o processo e seus fenômenos, desde a situação do contexto até os sentimentos, crises, alegrias, etc.
CRONOGRAMA: com cabeçalho (veja modelo) trata-se de uma tabela de 3 colunas indicando o Dia da semana, o Dia do mês, o horário das aulas e o Conteúdo e Atividades de cada dia.
BIBLIOGRAFIA: relatar conforme normas BNT a bibliografia consultada para o planejamento e a utilizada nas aulas. Livros, jornais, revistas, filmes, sites.
*NOTA: escrevi este texto hoje, portanto pode haver erros. Comuniquem-se. Vamos aperfeiçoá-los.
*MODELO DE CABEÇALHO: deverá constar do Planejamento, do Cronograma e dos Planos de Aula:
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
IE/IMEF
Nome da Escola:
Professor da Escola:
Nome do estagiário:
Supervisores da FURG:
Período do Estágio: (nos Planos de Aula neste espaço vai a Data:)

Ao trabalho!
Profa. Virginia

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