sábado, 18 de setembro de 2010

Carta enviada à diretora do IMEF

Conforme comentei em nossos encontros, enviei uma carta à diretora do IMEF, fazendo uma exposição de motivos e impressões sobre a licenciatura da Física.
Está ao lado em Páginas.

>>>>>>>>>>>>>AO LADO, EM PÁGINAS

Façam os comentários nesta postagem ok.

Um comentário:

  1. Prezada Professora Virginia, gostaria de comentar a respeito de sua carta.
    Entre mais alguns comentários que gostaria de fazer, por falta de tempo, e para não tomar muito do seu tempo, vou me restringir ao que considero mais importante.

    Gostaria de comentar sobre o tópico G primeiramente, devido ao fato de eu ter encontrado falhas gravíssimas neste tópico.
    A senhora deveria tomar conhecimento, sugiro perguntando a professores da Física, que não possuímos um curso de física teórica, e sim um curso de bacharelado em Física (sim existem largas diferenças), qualquer denominação afirmando que tal curso exista é errônea, embora amplamente usada aqui (me incluindo, é claro).

    Não comentarei sobre o que um licenciando deve desenvolver em sua área já que não é a minha, embora a convivência com colegas licenciando possivelmente me permitisse. Agora considero, desculpe a palavra não tenho a intenção de ser grosso, inadmissível a sua proposição de que a relação de investigação seja solitária, principalmente na graduação, em algum momento (ou em varios melhor dizendo) você trabalhará em grupo.

    Continuando, gostaria que a senhora observasse que todos os mestrandos do novíssimo mestrado em física da nossa universidade são provenientes do curso de licenciatura (veja como é importante a possibilidade de mudarem de idéia durante o caminho, muitos fizeram cadeiras do bacharel concomitantemente), embora acredite que exista a tal da mudança de ênfase por achar curso bacharelado difícil (citado no tópico a), ainda assim considero que não seja este tipo de coisa que seja fonte de qualquer desinteresse pela licenciatura, mas sim o que lhes é oferecido após a faculdade. Em um mundo em que é oferecido a você a oportunidade de comparar a possibilidade de fazer mestrado com uma boa bolsa (onde você produz, pesquisa, e estuda) e de trabalhar na rede de ensino em que as vezes seu sálario será da mesma magnitude da bolsa, me parece ser mais tentador as linhas de pesquisa

    Para terminar gostaria de dar a minha resposta a pergunta do item c,

    "...Melhor dizendo, este aluno com um pé na licenciatura e outro no bacharelado poderia realmente ser bom nos dois?"

    Com absoluta certeza SIM, dois dos melhores alunos do curso de física (na minha opinião é claro) fazem o bacharel e a licenciatura. E sugiro que a senhora fique atenta, que tem muito mais gente com potencial pra isso se encaminhando. É possível sim ser um bom licenciado e um bom bacharel, o que prova isto? um bom papo com os alunos por ai=).

    Agradecido, espero ter contribuído já que foi sugerido que fossem feitos comentários nesta postagem,

    Ricardo Lauxen

    Graduando em Física Bacharelado - FURG

    ResponderExcluir