quarta-feira, 21 de julho de 2010

Explosão de idéias! Bomba!

Olha aí pessoal, estou aqui em casa (férias) vendo a chuva através da janela de meu escritório e pensando em vocês.
Estou avaliando o primeiro semestre e todos os acontecimentos relacionados ao meu trabalho e ao de vocês - o nosso -, até onde pude observar e analisar.
No semestre que passou iniciei, de minha parte, um processo de chamada à discussão sobre o ensino e aprendizagem na licenciatura, na Física, com muita timidez. Tímida demais.
Estou questionando o meu papel no curso de vocês e como este curso vem discutindo e aprofundando estudos sobre o ensino de Física e o ensino de quem vai ensinar Física.
Pensemos nos estágios, por exemplo. Quero criar a demanda para discutirmos e identificarmos problemas que possam dar origem a estudos e pesquisas, tanto na área dos estágios supervisionados, quanto ao ensino de Física propriamente dito.
Há muita coisa para ser organizada e debatida no que se refere a este tipo de estágio, que é curricular. Notem que estágio supervisionado não é o mesmo que projeto de extensão, como o que pensamos no Estágio I ou de qualquer outro como os do Pró docência, por exemplo.
Estágio Supervisionado é estágio supervisionado. É uma disciplina! Que pertence ao meu instituto por sinal, da qual sou a titular. Inclusive não consta que seja ministrada em colegiado. Está sobre minha única responsabilidade. É claro que eu gostaria que fosse em colegiado, significando que todos os professores envolvidos trabalhariam em sintonia, inclusive participando dos encontros coletivos.
No próximo semestre espero contar com todos vocês para organizarmos um seminário, convidando a todos os professores envolvidos e com atuação no ensino de Física para identificarmos os tais problemas. Mas este seminário precisa ser organizado antes. No início das aulas apresentarei um esquema para organização das demandas e a posterior divisão de tarefas, feita por todos nós para encaminhamentos junto ao IMEF e ao IE.
Há uma possibilidade de inclusão de outro professor de meu instituto nesta discussão, para quem devo passar parte das disciplinas que trabalho na Física para 2011.
O que acham disto?

Um comentário:

  1. Olá colega Virginia e acadêmicos,
    Observo que a idéia da criação de um seminário para discutirmos ações unificadas e "rumos" para o estágio é muito positivo.
    É um momento de avaliarmos as coisas positivas de nosso contato com as escolas, estudantes e refletirmos sobre a teoria e a prática de nosso curso, é tempo de projetarmos melhorias em pontos que consideramos frágeis.
    Potencialidade "ideal" para registrarmos os nossos olhares sobre a realidade de nosso estágio II.
    Forte Abraço,
    Prof. Valmir Heckler

    ResponderExcluir