quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Estagiário nervoso

É muito comum um estagiário se antecipar até mesmo ao início do ano letivo e me procurar pra iniciar as tratativas com a escola onde pretende estagiar. Eu pediria que, como sempre peço, que tenham calma. Esta disciplina não é só para o cumprimento de uma carga horária na escola. Ela envolve planejamento e avaliação contínua de todo o processo. Este planejamento deve ser elaborado antes de marcar o início da atuação do estagiário na escola. Não fora assim não haveria a necessidade de uma disciplina específica para o estágio.
Existe um estudo prévio de todo o contexto, envolvendo os sujeitos, o lugar e a história de todos, que não pode ser apreendido do dia pra noite. Há um conhecimento sobre este contexto que precisa ser compartilhado entre os envolvidos, quais sejam a orientadora pedagógica [euzinha], orientadores e orientadoras de conteúdo, os colegas da turma de estagiário. Por que entre os colegas de estágio? Porque a formação de professores é coletiva. Precisamos saber e compreender isto desde a nossa formação inicial. A cooperação e participação têm este princípio como fundamental: saber trabalhar em grupo e compartilhar dúvidas, insights, problemas e resoluções.
Eu gostaria muito que os estagiários não ficassem nervosos, mas que se entusiasmassem com mais esta etapa de sua formação pedagógica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário